quinta-feira, 26 de março de 2015

Não me quer…mas não me larga…

De certeza já tiveram aquele amigo que queriam que fosse mais do que isso… Se não amigo, talvez um conhecido ou um ex-namorado que por mais que tentem não conseguem tirar da cabeça.
Pois é… Já todas passamos por esta situação.
E pergunto será que este sentimento é só da nossa cabeça? Surge do nada sem encorajamento da outra parte?
Esta tem sido uma conversa que tenho tido com diversas amigas porque num momento ou noutro todas passamos por isto.
O que reparei? O que temos em comum?
Poderia dar-vos exemplos concretos das situações que me levaram a uma conclusão… No entanto de certeza que todas passaram por alguma situação semelhante.
Em algum ponto da nossa vida ouvimos alguém dizer-nos que o melhor é acabar a relação porque não nos quer prejudicar, ou porque não nos consegue amar como merecemos.
Já ouvimos alguém dizer que está numa fase complicada, que não tem tempo para relacionamentos e que merecemos muito mais do que nos pode dar.
Já ouvimos alguém dizer que só nos vê como amigas e que não quer estragar a amizade que temos porque é muito importante para ele.
Quantas vezes ouvimos dizer que talvez se fosse noutra altura as coisas correriam de outra forma, mas passados dias, semanas ou meses aparece alguém que os faz mudar de ideias?
É verdade… Já todas ouvimos estas conversas… Mas porque será que continuamos ao lado deles? Porque continuamos à espera que eles vejam como somos especiais?
Porque a verdade é que embora diga que não nos quer continua a mandar mensagens sempre que ficamos alguns dias sem dizer nada.
Porque quando tem um problema é a nós que liga para “desabafar”.
Porque tem namorada mas mesmo assim sente falta de intimidade.
Porque nos diz que somos especiais e que temos imenso em comum e que se fosse noutra altura nem pensaria duas vezes.
Porque quando finalmente conhecemos alguém que nos trata como merecemos ou simplesmente alguém nos chama a atenção fica enciumado e nos diz que merecemos muito melhor.
Porque ninguém é suficientemente bom para estar connosco.
Enfim, basicamente não nos quer… mas também não nos larga. E porquê?
Bom, talvez porque gosta da segurança de que quando não tem mais ninguém tem aquela “parva” na prateleira que vai enchendo o seu ego… A quem meia dúzia de palavras ou beijos de vez em quando basta para a manter ali por perto…
E nós ficamos… Ficamos porque quando ele nos dá a sua atenção o mundo para. Porque só um sorriso dele tem o poder de nos derreter. E acima de tudo porque temos a esperança que ele perceba que nós somos especiais e que na realidade sempre nos amou mas andava cego…
Mas quem está cego na realidade somos nós.
Porque se fossemos assim tão importantes ele não olharia para mais ninguém. Ele não iria querer estar com mais ninguém. Ele não arranjaria desculpas para não estar connosco.
Quando um homem gosta de verdade ele vai atrás. Descobre como te chamas, arranja desculpas só para passar um segundo contigo, manda mensagem, não porque já não sabe de ti há muito tempo, mas porque quer saber realmente como foi o teu dia. Quando marca um programa contigo não convida outras pessoas para irem também porque não quer dividir a tua atenção com mais ninguém.
Se não é assim…então na verdade ele não te quer…
Mas não me venham dizer que nós criámos tudo na nossa cabeça porque não somos “maluquinhas”.
Podemos achar alguém interessante mas se desde o início percebemos que não há interesse da outra parte acabamos por ficar amigos e eventualmente conseguimos esquecer e conhecer alguém que nos ame de verdade.
Desde muito cedo nos impingem a ideia romântica de que os podemos “mudar”. Que é romântico lutarmos até ao infinito porque no final vai valer a pena. Mas se permanecemos ali “à espera” é porque de certa forma eles nos mantêm ali. Porque colocam “likes” em todas as fotos que postamos. Porque nos mandam mensagens a “reclamar” que já não dizemos nada há muito tempo ou que andamos desaparecidas. Porque embora esteja muito ocupado durante a semana quer estar connosco ao fim-de-semana. Ou porque espera que larguemos tudo e vamos a correr sempre que nos chama.
E depois sentem-se ofendidos se dizemos que não é normal este tipo de “amizade” ou que queremos mais do que estão a oferecer. Porque foram honestos connosco desde o início e que nunca nos enganaram…
É verdade… mas também não foram honestos… Porque se não nos querem e se só querem ser nossos amigos então não nos mantêm ali à espera deles. Um amigo incentiva-me a encontrar alguém que goste realmente de mim e não tem ciúmes de qualquer rapaz que se aproxime nem me envia mensagens só para me recordar que existe.
Afinal, se não é a mim que está a enganar é a quem? Talvez a eles próprios… Porque “não sabem o que querem”. Ou talvez saibam mas não têm coragem de estar sozinhos até encontrarem o que realmente querem.
Uma vez um amigo disse-me que só estava com a namorada porque não aparecia ninguém melhor… E porque somos muito amigos e estamos à vontade para falar de tudo e porque acima de tudo aquele comentário me revoltou acabou por ouvir o que queria e o que não queria. O mais incrível é que quando a relação terminou porque ela percebeu que merecia mais do que ele lhe dava ele veio a chorar ter comigo porque afinal amava-a. Ela era a mulher da sua vida…não sabia o que ia fazer da vida sem ela.
Eu não sou fria. Nem gosto de ver as meus amigos sofrerem… E quem me conhece vai perceber o motivo pelo qual fiz o que fiz… Mas eu comecei a rir… E mentalmente bati palmas para aquela rapariga que percebeu que era apenas um ponto de passagem na vida daquele rapaz e que merecia muito mais do que ele lhe estava a oferecer. Hoje sei que ela nem sonhava o que ele dizia. Apenas pressentiu que ele não a amava de verdade e decidiu terminar uma relação que não a fazia feliz e procurar por algo verdadeiro.
Claro que depois do riso inicial, e ao ver a cara de espanto do meu amigo que tinha ido à procura do consolo que apenas os nossos amigos nos podem dar nestas ocasiões, eu relembrei-lhe a conversa que tínhamos tido e lhe disse que provavelmente o que ele sentia era medo de estar sozinho… De não encontrar mais ninguém que o tratasse bem. Não foi automático mas ele veio a dar-me razão. Neste momento está num relacionamento e faz por esta namorada o que não fazia pela outra. Às vezes na brincadeira e sem que mais ninguém nos ouça eu digo-lhe: “Então, ainda procuras por algo melhor?” Ele pisca-me o olho e dá-me um sorriso que diz tudo.
Não se enganem… Parte de nós acabar com este ciclo vicioso. Porque somos nós que temos de ter a força de nos afastar de vez. Porque somos nós que fazemos a nossa felicidade e porque qualquer rapaz que não nos faz feliz não merece a nossa atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário